sábado, 9 de julho de 2011

Sente falta do Greasemonkey no Chrome? Vá de Tampermonkey.

Você webdeveloper antenado já deve estar careca de conhecer o revolucionário complemento para Firefox chamado Greasemonkey. Não conhece? Não se envergonhe eu também não conhecia! Mas pera aí? Eu não sou referência de porra nenhuma então: Shame on us!

Página do Greasemonkey.

Agora falando sério! Eu já havia ouvido falar do Greasemonkey mas nunca tinha prestado atenção nas maravilhas que ele poderia proporcionar.

Se você não sabe o que é eu vou dar uma explicação rápida. O Greasemonkey é um complemento para o navegador Firefox que permite que o usuário crie código javascript para carregar automáticamente em páginas/programas e assim alterar o comportamento desses programas para o seu gosto. É claro que o cara que cria seus scripts personalizados tem que sacar muito de javascript e HTML DOM, má noticia para a maioria da população, boa notícia para o minha audiência que certamente escova bit. Mas se você não é escovador de bit nem tudo está perdido pois os através do site UserScripts.org os escovadores podem disponibilizar seus scripts para que os não escovadores possam utilizá-los. Legal né?

Agora vamos a real razão desse post? O Greasemonkey é um complemento exclusivo para Firefox, logo aqueles utilizadores que, assim como eu, evoluiram (essa foi pra provocar mesmo. rs...) para o navegador da última geração, o Chrome, sentiram falta de carregar e utilizar suas customizações através deste complemento. Mas agora esse problema está resolvido pois podemos utilizar o Tampermonkey uma extensão gratuíta para Chrome que diz ser inteiramente compatível com os scripts criados para Greasemonkey.

Tampermonkey on Chrome Webstore

Apesar de nunca ter usado o Greasemonkey eu instalei o Tampermonkey e até já criei 3 script. Um inclusive já está publicado na UserScripts.org e serve para forçar os links do MyPage do Redmine abrirem em uma nova aba automáticamente sem ter que pressionar control, coisa boba mas que me ajuda muito.

E aí já estão ansiosos para criar seus scripts?

No próximo post abordarei os scripts que criei especialmente para o otimizar o fantástico sistema de gerenciamento de projeto chamado Redmine.