Se você algum dia gastou uma baba com um Android top (como eu) vai ficar com cara de "Pokémon Fudido" ao ler o artigo Android Orphans: Visualizing a Sad History of Support.
No artigo, Michael DeGusta (@degusta) detalha o tempo e qualidade do suporte recebido pelos donos de smartphones com SO Android. Ele disponibiliza um gráfico detalhado contendo a linha do tempo de 18 modelos de AndroisPhones, três anos a partir da data de diversos e marcando nessa linha a defasagem entre a possibilidade de atualização e o última versão do sistema operacional Android na ocasião.
O gráfico é bem intuitivo e evidencia uma clara desvantagem clara em adquirir um Android top de linha ao invés de um iPhone. Por exemplo: os donos de iPhone 3Gs (antepenúltima geração) puderam atualizar o SO do seu dispositivo para IOS5 no mesmo dia em que os usuários do iPhone 4, última geração na ocasião do lançamento do SO. Enquanto, por exemplo, os donos de um Samsung Galaxy S muito provavelmente nunca irão ver seus dispositivos rodando o Ice Cream Sandwich, mesmo sabendo que seus aparelhos tinham um valor de mercado (na época do lançamento e sem subsídio das operadoras) equivalente ao de um iPhone 4.